Equipa

Modelo de Governação do PRODESI

O modelo proposto pretende alcançar a visão e assegurar, em paralelo, tanto um controlo em cascata do Programa como uma coordenação fluida e simples entre medidas já identificadas para implementação e outras já em curso, evitando atropelos e duplicação de trabalho. 

O Programa é liderado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, presidida pelo Titular do Poder Executivo. 

 

Acompanhamento alto nível

A Comissão Económica do Conselho de Ministros é a responsável pelo acompanhamento de alto-nível do Programa, pela aprovação do seu plano anual, pela aprovação de todas as decisões de carácter estratégico do Programa e pela avaliação regular do cumprimento das metas definidas.

 

A coordenação interministerial

É assegurada pela Comissão Interministerial do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações. 

 

Composição interministerial

Coordenação: Ministro da Economia e Planeamento.

Membros da equipa:

  • Ministro da Justiça e Direitos Humanos.
  • Ministra das Finanças.
  • Ministro da Agricultura e Pescas.
  • Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos.
  • Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente.
  • Ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território.
  • Ministro da Indústria e Comércio.
  • Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
  • Ministro Energia e Águas.
  • Governador do BNA.

 

Unidade técnica do PRODESI

Assegurar a liderança e a supervisão geral de todos os trabalhos, avaliando mensalmente a evolução do Programa e realizando um reporte trimestral à Comissão Económica do Conselho de Ministros. 

 

Coordenação executiva

A coordenação executiva da implementação do PRODESI é da responsabilidade do Ministério da Economia e Planeamento. 

O Programa está a cargo de uma Unidade Técnica do PRODESI (UTPRODESI) que é coordenada pelo MEP e que reportará à Comissão Interministerial, através do MEP.

A UTPRODESI é uma Unidade profissional constituída pelos Secretários de Estado dos Ministérios presentes na Comissão Interministerial e pelo Vice-Governador do BNA. A UTPRODESI funciona como um órgão de gestão do Programa (num modelo de PMO - Project Management Office) que funciona com apoio de uma assessoria nos 5 sectores estruturantes do PRODESI, nomeadamente Agricultura, Pescas, Recursos Minerais, Têxteis/Vestuário/Calçado e Turismo.

O PRODESI tem uma estratégia de comunicação desenhada, que visa garantir a divulgação correcta, e em tempo útil, dos principais resultados do Programa e, desta forma, promover o envolvimento e o compromisso de todos os stakeholders, sejam internos ou externos.