Angola e EAU Assinam Memorando de Entendimento

2020-09-15

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e os Emirados Árabes Unidos ( EAU) rubricaram, esta segunda-feira 14.09, um acordo de cooperação, com vista a facilitação na aquisição de tractores fabricados na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda.

Foram signatários, o presidente do Conselho de Administração do BDA, Henda Inglês, e o Sheik Ahmed Diamook Maktoum. No documento, a instituição bancária propõe-se financiar a aquisição de tractores produzidos, no país, pelos Emirados Árabes Unidos.

Ao intervir, Henda Inglês afirmou que o BDA vai, de igual modo, apoiar a fábrica em acções de marketing, visando dar a conhecer ao público alvo o objectivo da unidade fabril. Para o efeito, o banco providenciou um projecto jornalístico, a iniciar dentro de dias, que dará a conhecer as actividades do sector agrícola no país, o qual terá a duração de 30 dias, sendo uma oportunidade para os bens produzidos na fábrica serem conhecidos.

Fez saber que o BDA está a trabalhar no financiamento do sector agrícola com capital circulante, cujo valor não revelou, e tem em perspectiva o financiamento da produção de máquinas e equipamentos. Por seu turno, o Sheik Ahmed Maktoum referiu que a fábrica tem capacidade para produzir três mil tractores ano, num investimento, que a seu ver, vai de acordo ao apoio a diversificação da economia em Angola. Referiu que o seu país pretende ainda investir, nos próximos tempos, na produção de fertilizantes.

Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, que presenciou o acto, sublinhou que caberá ao BDA facilitar a aquisição de tractores aos cidadãos que não tenham possibilidades de adquiri-los a pronto pagamento.

Partilha nas redes sociais: