Angola pode alcançar autossuficiência alimentar em 5 anos

2020-07-01

O ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis, disse, em entrevista a TPA, que Angola pode atingir a auto-suficiência alimentar em 5 anos, caso resolva os problemas de capital humano, logísticos e de mercado.

O governante afirmou, com base nos indicadores do sector, que até 2022 o país poderá atingir as três milhões de toneladas em cereais e 13 a 14 milhões de toneladas em raízes e tubérculos.

Francisco de Assis reconheceu haver deficiências em termos de capital humano, daí os trabalhos em curso para que estes profissionais estejam preparados, treinado e com conhecimento da actividade.

Durante a entrevista, o ministro falou das dificuldades no acesso aos fertilizantes e os elevados preços para a sua aquisição, referiu que o país precisa anualmente de 60 mil toneladas no mínimo, e sem roturas. Como solução, Francisco de Assis propõe a criação de uma fábrica de fertilizantes que formule de acordo com as diferentes características das regiões agroclimáticas do país.

O escoamento dos produtos é outra dificuldade. Segundo o ministro, deve merecer atenção dos que actuam na área de comércio, distribuição, transporte, entre outros.

Partilha nas redes sociais: