O Recenseamento Agro-Pecuário e das Pescas foi lançado hoje na comuna da Gangula, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul.

2020-08-16

Mais quatro mil técnicos do INE espalhadas pelo país começaram a recolher dados sobre o que é produzido em Angola a nível da agricultura, pecuária e das pescas.

O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Junior presidiu ao acto central.

Na ocasião, Manuel Nunes Junior reafirmou o engajamento do Executivo na promoção do aumento da produção Nacional e apontou o PRODESI, como o instrumento que o governo está a usar para atingir esse objectivo.

Manuel Nunes Junior apelou aos produtores nacionais a abrirem as suas portas aos técnicos do INE e a prestarem, sobretudo, informação verdadeira.

Gherda Barreto, representante da FAO em Angola, disse que o RAAP coloca Angola na lista dos países com boas práticas na produção de informação credível sobre a produção nacional. E vai permitir gerar mais oportunidades de emprego nas comunidades rurais e não só.

Testemunharam o lançamento do RAAP, os Ministros da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, Agricultura e Pescas, Francisco Assis, Indústria e Comércio, Victor Fernandes, Defesa e Veteranos da Pátria, Ernesto dos Santos “Liberdade”, o Secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, os governadores provinciais do Cuanza Sul, o anfitrião, Job Capapinha, de Benguela, Rui Falcão Pinto de Andrade, do Bié, Alfredo Pereira, do Huambo, Lotti Nolika e entre outras entidades.

O RAAP conta com o financiamento do Banco Mundial e conta com a consultoria técnica do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação, FAO.

RAAP 2020 é o primeiro levantamento de indicadores Agro-Pecuários e das Pescas, desde que Angola alcançou a Independência Nacional.

Partilha nas redes sociais: