Secretário de Estado para o Planeamento visita fábrica de massa alimentar financiada pelo PRODESI

2020-08-04

Foodtec é uma empresa do ramo alimentar instalada no mercado angolano há 4 anos, e construiu a sua primeira fábrica dedicada à produção de massa alimentar em 2018, com recurso a um financiamento complementar de 8 mil milhões de Kwanza, decorrentes do Aviso Nº 10 do BNA, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Esta terça-feira, 4 de Agosto, uma delegação do Ministério da Economia e do Planeamento chefiada por Milton Reis, Secretário de Estado para o Planeamento, efectuou uma visita de acompanhamento financeiro e físico à referida fábrica, no sentido de apurar o processo de execução prática do projecto.

Na visita, Milton Reis, radiografou o empreendimento construído de raiz na zona do Polo Industrial de Viana, em Luanda, que comporta uma área de 28.800 m² cuja infra-estrutura fabril ocupa um terreno de 4.750 m² divididos entre a zona de matéria prima, zona de produção, área de empacotamento, laboratório de controlo de qualidade, escritório e espaço de apoio ao pessoal de trabalho.

Presentemente, a produzir o esparguete das marcas Graça e Glória, a capacidade produtiva da Foodtec anda em 46 mil toneladas/ano e prevê alargar a sua base de produção para 64 mil toneladas anuais até 2021.

A Foodtec emprega 272 trabalhadores entre os quais 10 expatriados tendo investido 18 milhões de euros de capital próprio no processo de construção da unidade fabril.

Entretanto, o financiamento obtido do PRODESI no valor de…, está a ser aplicado na instalação da segunda linha de produção de massa curta com capacidade de 2 toneladas/hora.

O mesmo valor compreende também a instalação de uma moagem de semolina e farinha de trigo para a produção de 600 toneladas de farinha de trigo por dia.

Partilha nas redes sociais: