AIPEX APRESENTA REPORTE DO INVESTIMENTO PRIVADO
2021-01-20
O último relatório sobre as oportunidades de investimento em Angola, publicado pela AIPEX, Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, apresenta números reconfortantes apesar do actual cenário macroeconómico, agravado pela pandemia do novo coronavírus. Foram feitas, entre Agosto de 2018 a Dezembro 2020, 341 propostas de investimentos que totalizam 3.277 mil milhões de dólares. Destes projectos, 75 já estão implementados e 238 em fase de implementação.
O sector da Indústria, com 151 propostas, avaliadas no global em 1.766 milhões de dólares, é o mais robusto. Segue-se o comércio com 78 propostas estimadas em 145 milhões de dólares, o segmento dos serviços, em termos de números de propostas, é o terceiro na escala, contando com 68 propostas calculadas em 116 milhões. A agricultura e a construção civil, apesar de terem números reduzidos de propostas - se comparamos com os três maiores sectores – apresentam interessantes números no que toca ao valor dos investimentos. Só na agricultura, os projectos atingem os 213 milhões de dólares, sendo que na Construção civil chegam aos 686 milhões de dólares, o segundo valor monetário mais alto – perdendo apenas para a Indústria.
DE ONDE VEM O INVESTIMENTO ?
Angola acredita em si. Os números atestam isso mesmo. Das 341 propostas de investimentos registadas, 125 têm origem precisamente do nosso país. São 1.405 mil milhões de dólares de investimento para Angola.
Portugal e China seguem como os principais investidores externos de Angola. Os dados de Agosto de 2018 a Dezembro de 2020 indicam que de Portugal saíram 37 propostas de investimento avaliadas em 10,714 milhões de dólares. A China, em igual período, propôs 21 projectos de investimentos que atingem os 206 milhões de dólares. Todavia, se olharmos para o valor que a França apresentou em 2 projectos, 37 milhões de dólares, fica claro que foi o país europeu com o investimento mais alto, seguido da Alemanha, com apenas um projecto, mas avaliado em 11,2 milhões de dólares.
Quando consideramos os números de projectos, e não apenas o valor do investimento, os Emirados Árabes Unidos ficam na terceira posição, atrás da China e de Portugal, com 18 projectos estimados em 99,393 milhões de dólares. Entretanto, em termos de valor de investimento, a África do Sul ocupa a terceira posição com três propostas calculadas em 676 milhões de dólares, ficando atrás de Angola.
O continente africano vai investindo cada vez mais em Angola. No período em análise, a Eritreia, por exemplo, apresentou propostas de 5 projectos calculados em 11,69 milhões de dólares o que, em termos de valor a investir, superam Portugal. Uganda e Namíbia também estão bem posicionados com projectos de até 5 milhões de dólares.
Para aceder ao reletório clique aqui : https://prodesi.ao/uploads/REPORTE DE INVESTIMENTO AIPEX.pdf