Oportunidades de Investimento
Apresentamos de seguida as Oportunidades de Investimento para o Sector dos Recursos Geológicos, para cada um dos tipos de Recursos Minerais:
RECURSOS MINERAIS METÁLICOS
Em Angola, os segmentos iniciais da Cadeia de Valor para os Recursos Minerais Metálicos devem ser incrementados vigorosamente. A consequência prática desta asserção é a necessidade de continuar a captar investimento em prospecção mineira. O esforço que o Governo de Angola tem vindo a desenvolver para atingir tal desiderato deve ser continuado. O novo Código Mineiro e o PLANAGEO são exemplos paradigmáticos e emblemáticos dessa estratégia política de longo prazo. Em termos práticos é fundamental prosseguir na definição das regras e formas de public disclosure dos resultados de toda a actividade geológico-mineira precedente. Esta questão é complexa, eminentemente técnica e, por consequência, justifica atenção específica e com tratamento independente.
RECURSOS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ROCHAS ORNAMENTAIS)
- Incrementos de agregação de valor podem ser obtidos pela aposta em segmentos do upstream da CV. Concretamente na caracterização quantitativa e qualitativa do recurso a explorar. Também aqui o Governo de Angola através do MIREMPET está a dar passos que poderão ser determinantes para benefício do sector privado: Construção do Centro Tecnológico da Rocha do Lubango e Elaboração de Mapas de Minerais e Rochas Industriais.
- Só a melhoria na caracterização do recurso permitirá alcançar objectivos centrais no midstream extractivo e beneficiador: i) cálculo de reservas e sua distribuição espacial para planeamento de produção e consequente garantia de fornecimento ao cliente; ii) caracterização qualitativa do recurso para certificação da qualidade do produto e, mais tarde, desejavelmente, para certificação de origem.
- Os objectivos inscritos no ponto anterior contribuirão, também, para decisões mais fundamentadas relativamente a investimentos em unidades transformadoras. Com efeito, é importante reforçar o investimento visando a agregação de valor por via da transformação de blocos de rocha tal qual. É desejável um aumento da razão “exportados transformados/ blocos exportados” a acompanhar o também desejável aumento em valor absoluto dessas duas quantidades.
- O facto do material explorado ser, primordialmente, destinado a fins ornamentais, faz com que os padrões de exigência qualitativa sejam elevados e, por consequência, conduzam a enormes quantidades de rejeitados. A venda do tal qual ou a transformação (ornamental ou outra) destes rejeitados como subproduto deverá ser continuadamente estudada e incrementada. A caracterização e desenvolvimento inicial do recurso é fundamental para este objectivo.